Roda de Conversa "Aspectos históricos e culturais do Cemitério da Saudade" (ONLINE)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 28/04/2022 a 22/05/2022


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 24/05/2022 a 24/05/2022


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

Diálogos abordando aspectos históricos e culturais da mais antiga necrópole da cidade: o Cemitério da Saudade, local com íntima ligação com a história do município, e que pese o caráter de tristeza, é um espaço turístico e de cultura.

Facilitadores:
MAURÍCIO FERNANDO STÊNICO BERALDO  - Graduado em História pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep (2007), possui Especialização em Docência no Ensino Superior pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep (2011), é funcionário do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes no cargo de Assistente de Ação Educativa e Programação. Tem capacitação em cursos voltados às áreas de museus, espaços culturais, educação patrimonial e afins. É co-autor do livro Somos Todos Iguais, que aborda a história do cemitério.

PAULO RENATO TOT PINTO - Graduado em História pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep (2007), é sócio e membro da diretoria da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, colaborador na criação do Folder sobre o Cemitério da Saudade de Piracicaba (2009), participou e organizou eventos com a temática cemiterial no Brasil nas cidades de Goiânia, Piracicaba, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Florianópolis e Porto Alegre. Pela Red Iberoamericana de Cementerios Patrimoniales, participou de encontros na Colômbia, Argentina, Chile e Peru. Tem diversos trabalhos publicados com temas referentes à morte. É entusiasta na proposta de transformar os cemitérios em espaços de visitação, pesquisa e educação.

Mediador:
RODRIGO ALVES - Graduado em comunicação social, habilitação em jornalismo, e pós-graduado em Jornalismo Contemporâneo e Novas Linguagens, ambas pela Universidade Metodista de Piracicaba. É aluno do MBA em marketing pela Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo). Tem experiência em jornais diários e revistas, TV, assessoria de comunicação, gestão de redes sociais e docência. É servidor da Câmara Municipal de Piracicaba há mais de 10 anos. 

Observação

A roda de conversa online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.