Palestra "Política industrial e desenvolvimento econômico: teoria e propostas para o Brasil na era da economia digital" (ONLINE)



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 30/03/2022 a 01/05/2022


Duração do Curso

1,5 horas


Período do curso

De 03/05/2022 a 03/05/2022


Horário das aulas

Das 14:00 às 15:30


Conteúdo

Um dos grandes desafios atuais é fazer promover a transição do Brasil de país subdesenvolvimento para desenvolvido. A grande discussão travada entre economistas (e ciências correlatas) neoclássicos e estruturalistas decorre do papel do mercado e do Estado nessa superação do subdesenvolvimento. Em linhas gerais, os neoclássicos enfatizam o papel central das forças de mercado tanto no plano doméstico (laissez faire) como no internacional (adesão incondicional a práticas de livre-comércio e da divisão internacional do trabalho) e, os estruturalistas, defendem que, sem a intervenção do Estado e na ausência de uma política industrial bem desenhada e eficientemente implementada, dificilmente será concretizado o emparelhamento tecnológico (catching up) dos países em desenvolvimento para os níveis de renda per capita elevados dos países desenvolvidos.
A partir do problema apresentado anterior, baseada no pensamento de Ha-Joon Chang, a palestra será, organizada em cinco seções, e aproximadamente 10 minutos cada uma, incluindo a introdução, que discutirá a papel da política industrial no processo de desenvolvimento econômico, bem como propor medidas nesta esfera para o Brasil, considerando a revolução digital em curso; uma segunda parte em que serão demonstrados os principais fatos estilizados inerentes ao processo de desenvolvimento econômico e ao catching up; a terceira parte discutirá os principais argumentos teóricos, bem como os instrumentos pertinentes, relacionados ao desenho e à implementação de uma política industrial eficiente; na quarta parte serão indicados os mecanismos mais apropriados de política industrial para o Brasil na próxima década, tendo em conta a configuração de sua estrutura produtiva atual e os rápidos avanços das novas tecnologias digitais. A quinta e última parte será dedicada à interação com a público participante.

Palestrante:
DANIEL FRANCISCO NAGAO MENEZES -  Graduação em Direito e Especializações em Direito Constitucional e Direito Processual Civil (PUC-Campinas), em Didática e Prática Pedagógica no Ensino Superior (Centro Universitário Padre Anchieta), Mestre e Doutor em Direito Político e Econômico (Universidade Presbiteriana Mackenzie), Pós-Doutor em Direito (USP). Pós-Doutor em Economia (UNESP-Araraquara). Professor do Programa de Pós-Graduação em Direito Político e Econômico da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor Colaborador da Maestría en Economía Social de Universidad Autónoma de Guerrero (Acapulco, México). Membro do ClRlEC-Brasil.

Observação

A palestra online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.