Curso "Saneamento Rural" (PRESENCIAL)



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Gestores e técnicos de órgãos públicos e da sociedade civil organizada, lideranças comunitárias, produtores rurais, acadêmicos, membros de Colegiados de Controle Social que vinculam-se à agenda pública em questão e demais interessados no tema


Período de inscrição

De 28/04/2022 a 06/06/2022


Duração do Curso

6 horas


Período do curso

De 08/06/2022 a 08/06/2022


Horário das aulas

Das 09:00 às 17:00


Conteúdo

O poder público e a sociedade precisam buscar soluções viáveis para o saneamento em comunidades rurais, entretanto, o tema é complexo e enfrenta obstáculos, tais como a adoção de estratégias diferenciadas que respeitem a diversidade cultural e ambiental das comunidades (TONETTI et al., 2018).
Na prática, não existe fórmula mágica e nem solução única que possa ser aplicada a todas as ocasiões. Assim, a adoção de métodos, técnicas e processos que considerem as peculiaridades locais e regionais, bem como o envolvimento das próprias comunidades na discussão e escolha das melhores alternativas para o tratamento e disposição do esgoto tratado e da forma adequada de gestão dos sistemas, são essenciais (TONETTI et al., 2018).
Este curso proporcionará aos participantes o conhecimento das ações previstas referentes ao Saneamento Rural em Piracicaba, o acesso às informações a respeito de programa que incentiva produtores rurais a executarem este tipo de ações localmente e a identificação de sistemas de tratamento de esgoto adaptados ao contexto em questão.  
Fonte: https://www.fecfau.unicamp.br/~saneamentorural/wp-content/uploads/2018/11/Livro-Tratamento-de-Esgotos-Dom%c3%a9sticos-em-Comunidades-Isoladas-ilovepdf-compressed.pdf. Acesso em: 09 mar. 2022.


Programação

9h – Boas vindas / Abertura

9h10min - Diagnóstico e plano de ações relativos ao Saneamento Rural 
MAURÍCIO ANDRÉ MARQUES DE OLIVEIRA - Presidente do Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMAE ). Formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Santa Cecilia e pós-graduado em Engenharia de Saneamento Básico – FSP/USP. Estudou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – FEUP e atuou na iniciativa privada.Atuando há 18 anos como engenheiro, tendo exercido diversas funções que permitem ter uma ampla visão da administração do setor de Saneamento Básico em toda a sua extensão, dentre a qual coordenou diversos trabalhos de engenharia na área de Saneamento Básico.

RENATO NATALIO CARDOSO - Engenheiro Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas e Especialista em Gestão Ambiental e Sustentabilidade pelo Centro Universitário Internacional. Trabalhou junto à Embrapa no projeto Geotecnologias para incrementar a competitividade e sustentabilidade da agricultura familiar no circuito das frutas do Estado de São Paulo (GPAF). Atua desde 2021 no SEMAE Piracicaba.

9h50min - Debate específico
Dr. AYRI SARAIVA RANDO - Engenheiro ambiental, especialista em BPM, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente, e Doutor em Engenharia Civil (Recursos Hídricos, Energéticos e Ambientais). Atuou em políticas e projetos de mitigação às mudanças climáticas, REDD+, gerenciamento dos recursos hídricos, pagamentos por serviços ambientais, proteção e defesa civil, aprimoramento da logística reversa de resíduos sólidos, gestão de unidades de conservação, participação social e transparência pública. Atualmente, é pesquisador do Observatório da Governança das Águas do Brasil e assessor parlamentar do Mandato Coletivo “A Cidade é Sua”.

10h30min – INTERVALO

10h40min - Introdução sobre serviços ambientais e PSA
                   Apresentação do programa e suas atividades elegíveis
                   Projeto Ambiental Individual
Dra. EVELISE MONCAIO MODA - Engenheira Agrônoma (ESALQ, 1995), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos (ESALQ, 2003), Doutora em Energia Nuclear na Agricultura (CENA, 2008), Licenciada em Ciências Biológicas (Claretianas,2008), Engenheira Agrônoma da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba (2008-atual).

DOUGLAS BRUNELLI - Engenheiro Ambiental graduado pela Escola de Engenharia de Piracicaba; Membro da Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado de São Paulo; Assessor Técnico na Agência das Bacias PCJ (Secretaria Executiva dos Comitês PCJ); Elaboração de projetos de PSA de produtores rurais de Piracicaba (PSA Municipal).
 
11h20 - Debate específico
Dr. AYRI SARAIVA RANDO - Engenheiro ambiental,

Observação

O curso será Presencial, na Escola do Legislativo - Rua do Rosário, nº 833 - Centro

Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite