Roda de Conversa "Os Três Poderes: sua constituição; suas atribuições específicas e seu relacionamento" (ONLINE)



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 25/03/2022 a 24/04/2022


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 26/04/2022 a 26/04/2022


Horário das aulas

Das 14:00 às 16:00


Conteúdo

Durante a Roda de Conversa, serão abordados os seguintes tópicos:
- Democracia e os Três Poderes;
- Forma de constituição e funcionamento de cada um;
- O Poder Executivo: formato piramidal; estrutura funcional; preenchimento dos cargos; iniciativa privativa para proposição de leis; regime funcional; órgãos executores específicos das ações públicas.
- O Poder Legislativo: formato camaral; atribuições constitucionais; forma de preenchimento dos cargos; estrutura funcional interna; processo legislativo; iniciativas de proposituras de leis; o processo legislativo (tramitação de uma propositura).
- O Poder Judiciário: formato piramidal; atribuições; forma de preenchimento dos cargos;

Facilitadores:
 ANTONIO OSWALDO STOREL- Ex Vereador (1997/2008), Ex (2013/2016) e atual Chefe de Gabinete do Vereador Paulo Camolese.
 RENATO G.L.TRAVASSOS - sociólogo, com sólida carreira nas áreas de Comunicação e Marketing desenvolvida em Grandes Corporações e na inciativa Pública.  Na Prodam, Cia de Processamento de Dados do Município de São Paulo como gerente de promoções e eventos. Na Petrobras, como Relações Institucionais, responsável pelo relacionamento de programas de eficiência energética, energias renováveis, oill spill, junto às instituições públicas, privadas, Ongs, Universidades, e Stakeholders, firmando acordos de Cooperação, convênios, e parcerias voltadas para o CONPET- Programa Nacional da racionalização do Uso dos Derivados de Petróleo e do gás natural.

Mediador:
BRUNO DIDONÉ DE OLIVEIRA - Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, servidor público municipal lotado no Setor de Gestão de Documentação e Arquivo do Departamento Administrativo e de Documentação da Câmara Municipal de Piracicaba, tendo exercido a função de Diretor de Documentação e Transparência da Câmara no período de abril de 2019 a junho de 2021. Conselheiro da Escola do Legislativo de Piracicaba.

Observação

A roda de conversa online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.