Roda de Conversa “A Solidão da Mãe Solo: a escolha é dela?” (ONLINE)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 23/02/2022 a 08/03/2022


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

De 09/03/2022 a 09/03/2022


Horário das aulas

Das 14:00 às 17:00


Conteúdo

Na oportunidade, será tratado (profissionais e instituições diversas) de assunto sensível e paradoxalmente cruel: a solidão da mãe solo e a paternidade responsável, mais especificamente no que se refere à situação socioeconômica e à realidade punitiva a qual é submetida essa mulher, que têm o “dever” de suprir as necessidades, suas e dos seus, e as consequências que advém dessa condição.
Os profissionais e instituições que contribuirão nessa Roda de Conversa trabalham nas políticas públicas que envolvem essa população: mães solo e suas crianças.

Facilitadores:

Dra. CAROLINA ROMANI BRANCALION - Mulher, Mãe da Liz e do Theo, Defensora Pública do estado de São Paulo. Foi Procuradora do Município de Tietê (2007/2010) e Analista do Ministério Público (2010/2012). Inaugurou a Defensoria Pública na Unidade de Itapetininga (2012/2014). Titular da 3ª Defensoria Pública de Piracicaba, responsável pela área de ações sociais. Representante da Defensoria na rede de atendimento e proteção a mulher. Atualmente desempenha a função de coordenação na Unidade de Piracicaba.

EUCLIDIA MARIA FIORAVANTE - Pedagoga, com licenciatura plena para magistério e especialização em administração escolar. Outras Especializações, nas áreas de: Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos das pessoas com Deficiência, especialmente deficiência intelectual, Educação Inclusiva, Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho, Gestão no Terceiro Setor, Elaboração de Projetos Sociais e Relações Institucionais e Governamentais. Participou ativamente dos Conselhos Municipais: da Pessoa com Deficiência – COMDEF, Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, Assistência Social – CMAS. Foi membro do Comitê Municipal de Inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de Trabalho (Comit-PcD).

Dra. LIA MARA DE OLIVEIRA - Advogada, Promotora Legal Popular, Integrante do Coletivo Beleza Preta de Piracicaba, ex Presidente de Conselho da Mulher, gestão 2020/2021.

Dr. NIVALDO GUIDOLIN DE LIMA FILHO - Psicólogo com especializações em Atendimento Interdisciplinar Preventivo na Primeira Infância e Educação em Direitos Humanos, cursando mestrado Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Atualmente na função de Conselheiro Tutelar em Piracicaba-SP e na função de Presidente do Conselho Municipal de Educação de Piracicaba-SP. Já atuou como psicólogo clínico particular, como psicólogo no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atendendo famílias de crianças, adolescentes e mulheres que tiveram seus direitos violados e no tratamento psicoterápico de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual encaminhadas pela rede socioassistencial ao Centro de Registro aos Maus Tratos na Infância (CRAMI) de Piracicaba-SP.

TAÍS MARINO - Assistente social da FUNJAPE e conselheira do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente).

Observação

A roda de conversa online será realizada através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba), os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.
ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.