Eixo Temático
II - Capacitação para agentes políticos
Público Alvo
Assessores parlamentares, servidores públicos em geral, mandatários, candidatos que disputarão a eleição deste ano e estudantes dos cursos de comunicação social, ciências sociais, marketing e afins.
Período de inscrição
De 09/02/2022 a 21/03/2022
Duração do Curso
4,5 horas
Período do curso
De 23/03/2022 a 25/03/2022
Horário das aulas
Das 15:00 às 16:30
Conteúdo
Objetivos Gerais Apresentar uma visão ampla das etapas de um Planejamento Estratégico de Marketing Político e Eleitoral, desde a Pesquisa até a Mobilização, com foco no ambiente digital. Objetivos Específicos Esta abordagem visa preparar Assessores e Mandatários para o processo eleitoral do corrente ano e focará em 3 pilares: a) Planejamento Estratégico Digital: ter contato com a estrutura passo a passo de um Planejamento Digital; b) Posicionamento: entender e usar os princípios que norteiam a construção do Posicionamento Político; c) Conteúdo e Comunicação: aprender, reconhecer e ser capaz de usar as técnicas comunicacionais para ter sucesso na disseminação de mensagens estrategicamente elaboradas, com o objetivo de construir, posicionar e projetar a imagem do candidato, através de ações que impactem positivamente na sua reputação, e que possam reforçar a sua atuação política nos diversos stakeholders (públicos estratégicos), com o claro objetivo de gerar “vantagem” eleitoral para a eleição de 2022. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1) O papel das pesquisas no pleito eleitoral; 2) Segmentação de público; 3) Fragilidades e pontencialidades – Análise SWOT; 4) Posicionamento e Construção da Imagem e da Marca (Personal Branding); 5) As etapas, seus pilares e as ferramentas de Comunicação para a construção da reputação; 6) Matriz Editorial; 7) A formação do Discurso Político e a importância do Storytelling; 8) A Estrutura de um Planejamento Estratégico Digital; 9) A importância do Inbound Marketing na comunicação política; 10) O impacto da Pós Verdade, as Fake News e a Guerra de Narrativas numa campanha eleitoral; GILMAR ARRUDA DE SOUZA - Estrategista de Marketing Político e Eleitoral, com profundo conhecimento do Marketing Digital e Planejamento, acumulado nos seus 18 anos de carreira profissional. É Publicitário graduado em Propaganda e Marketing, com pós em Marketing Digital e em Publicidade e Mercado. Tem curso de extensão em Marketing Político e Propaganda Eleitoral. Foi aluno de graduação nos cursos de Ciências Sociais e Filosofia e também de Ciência da Computação. Exerce uma atividade paralela à de Estrategista, que é a de Palestrante e Professor Associado e Coordenador dos cursos, palestras e seminários que envolvam os temas Marketing Político e Eleitoral e Comunicação Política e Institucional. Nas duas últimas eleições (2018-2020) fez parte de campanhas vitoriosas que elegeram senador, deputado federal e estadual, prefeitos e vereadores. Viaja pelo país levando conhecimento para a comunidade política e já ministrou palestras para mais de 3 mil pessoas, entre candidatos, candidatos e assessores.
Observação
As palestras online serão realizadas através do aplicativo Zoom, com transmissão simultânea pelo YouTube (Escola do Legislativo Piracicaba) e os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp. ATENÇÃO: Somente os participantes que preencherem a ficha de avaliação dentro do prazo, receberão certificado de participação.