Eixo Temático
I - Educação para a Cidadania
Público Alvo
Professores do múnicípio de Piracicaba
Período de inscrição
De 15/10/2021 a 04/11/2021
Duração do Curso
4 horas
Período do curso
De 05/11/2021 a 12/11/2021
Horário das aulas
Das 14:00 às 16:00
Conteúdo
É sabido que historicamente a pessoa com deficiência é atravessada por muitos dizeres que as constituem. Jannuzzi ao estudar a história da pessoa com deficiência no Brasil levanta dados interessantes a este respeito: a ideia de inclusão começa com movimento de pais, por volta de 1950, com vistas a incluir essas pessoas em todos os lugares. Consonante a esse movimento, há forte ascensão da vertente médico-terapêutica no trato com essas pessoas, pois, a escola, não sabia como lidar com pessoas com deficiência. É nesse cenário que começa a concretizar, cristalizar, o papel do terapeuta no trato com o deficiente. Mesmo que os anos tenham passado, a visão do ‘tratamento’ ainda demarca lugar de destaque no fazer pedagógico: há demasiada ênfase no diagnóstico, e não nas possibilidades de desenvolvimento. É certo que o laudo médico serve para muitas coisas (mobiliário escolar, adaptação do prédio, auxílios financeiros etc.), mas esse laudo, não poderia conduzir o trabalho pedagógico; e temos visto como o olhar do professor conduzido pelo laudo impacta no desenvolvimento da pessoa com deficiência. Com base nessa contextualização, reforça-se que esta proposta de trabalho irá atuar na problematização das situações de sala de aula a partir dos questionamentos: Será que o professor não sabe fazer ou o laudo parece desconsiderar as possibilidades? Quando o professor relata dificuldades, quais são, de fato, as dificuldades: no trabalho pedagógico com o ALUNO ou no TRATAMENTO deste? Quais saberes os professores consideram necessários para a realização do trabalho pedagógico com alunos com deficiência? Esse minicurso é antecedido pela necessidade de professores da educação Básica da cidade de Piracicaba frente às questões relacionadas ao desenvolvimento do trabalho com alunos com Autismo. Sabendo que há problemas pontuais quando a temática é o trabalho pedagógico com pessoas com autismo, penso que é primordial que a conversa com tais educadores esteja dividida em quatro encontros e subsidiadas por um referencial teórico que conduzirá as ações durante os diálogos. Programação Geral 1. Conversa com os professores a respeito das dificuldades (levantamento da problemática) problemática); 2. Explicação a respeito de como o olhar do professor para seus alunos impacta no desenvolvimento do trabalho pedagógico; 3. Organizar um momento de troca entre os professores: como eles podem se ajudar?; 4. Disponibilizar para as professoras um relato de experiência de minha pesquisa de doutorado sobre o ideal e o real frente ao trabalho pedagógico com o aluno com o diagnóstico de autismo; 5. Levar situações das quais os professores poderão inferir o impacto que o olhar tem no desenvolvimento do trabalho pedagógico; 6. Reforçar o papel da parceria entre os professores; 7. Explicar a importância de focalizar o aluno, e não o diagnóstico. Programação dia 05 de novembro das 14h às 16h - O referêncial Vigotskiano que fundameta um outro modo de se olhar para a criança; - O trabalho pedagógico com crianças (com autismo); - O contexto atual do Ensino Fundamental (BNCC). Programação dia 12 de novembro das 14h às 16h - Um trabalho que deu certo: a tese de Claudia; - Dos PCN a BNCC: as prescrições educacionais oficiais – BNCC. Palestrante: DANIEL NOVAES - Doutorando em Educação na Universidade São Francisco, Mestre em Educação pela Universidade São Francisco. Pós graduação (especialização) em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Intelectual pelo Centro Universitário Padre Anchieta e Graduado em Pedagogia pela Universidade Paulista.
Observação
O Minicurso online será realizado através do aplicativo Zoom e os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.