Palestras "Agricultura familiar, fome e solidariedade alimentar"



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 29/09/2021 a 12/10/2021


Duração do Curso

4 horas


Período do curso

De 13/10/2021 a 13/10/2021


Horário das aulas

Das 14:00 às 18:00


Conteúdo

A atividade fará parte das celebrações alusivas ao Dia Mundial da Alimentação que é comemorado no dia 16 de outubro.
Esta data foi criada em 1945 pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
A data foi implementada para alertar sobre a importância da alimentação saudável, acessível e de qualidade, chamada de “Segurança Alimentar e Nutricional”.
Neste ano em especial, será enfatizada a efetiva participação da agricultura familiar e da solidariedade como instrumentos para combater a fome em todo planeta, bem como, apresentar o cenário atual da alimentação e o agravamento da fome pela pandemia e ações propostas para enfrentamento.

Palestra 1 – Fome e Pandemia
DANIELA SANCHES FROZI - Possui graduação em Nutrição, mestrado em Alimentos e Nutrição e doutorado em Nutrição, com período sanduíche no Observatório de la Alimentación (ODELA/Universidade de Barcelona). Atualmente é membro do comitê executivo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RBSSAN), é Pesquisadora Associada do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA/Fiocruz/Brasília), Professora Colaboradora do Programa de Pós Graduação de Políticas Públicas de Saúde (Fiocruz Brasília) e Conselheira Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Presidência da República, 2007-2019), Coordenadora de Comissão Permanente do Direito Humano a Alimentação Adequada (CONSEA nacional 2017-2019). Já foi consultora da temática de Segurança Alimentar e Nutricional para OPAS, PNUD e IICA/MCTII. Tem experiência na área de Alimentação e Nutrição, com ênfase em Segurança Alimentar e Nutricional, atuando principalmente nos seguintes temas: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), Sistemas de Segurança Alimentar e Nutricional, Situação de Segurança Alimentar e Nutricional em Populações Indígenas e Quilombolas, Direito Humano a Alimentação Adequada, Desigualdades e Pobreza Extrema, Políticas de Alimentação e Nutrição, Alimentação e Cultura, e Educação Alimentar e Nutricional.

Palestra 2 – Ações do COMSEA:  apresentar conselho, funções, ações e perspectivas para próximo mandato.
Profa. MARINA VIEIRA DA SILVA - Mestrado e Doutorado  em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Professora da ESALQ-- USP e  colaboradora do  Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação - NEPA - UNICAMP.  Editora Científica da Revista Segurança Alimentar e Nutricional - SAN  ( 2005-2020). Integrante do  COMSEA Piracicaba:  vice presidente ( 2019-2020) e presidente ( março a outubro de 2021 ).

Palestra 3 – Ações solidárias de combate a fome
THAIS APARECIDA LASARO – integrante do Tô aqui
HEROLD EUGENIO DE SOUZA – Tecnólogo Gestão do Terceiro Setor e diretor da CUFA – Central Única das Favelas regional Piracicaba.


Palestra 4 – Conceito e inserção política de acordo com a Legislação e institucionalização do SISAN e da CAISAN
NATÁLIA GEBRIM DORIA - Nutricionista pela Faculdade de Saúde Pública da USP e mestre em Ciências pela Escola Superior de Agricultura Luís de Queiroz/ USP. Atua com programas de Segurança Alimentar e Nutricional na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba e faz parte do Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional.


Mediação: 
CLAUDIA RENATA NOVOLETTE - Membro do Conselho de Segurança Alimentar desde 2015, participou da 5ª Conferência Estadual de SAN e da 5ª Conferência Nacional de SAN representando Piracicaba. Bacharel em Direito e Tecnóloga em Gestão Empresarial.

Observação

As palestras online serão realizadas através do aplicativo Zoom e os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.