Minicurso "Eu me amo(!?): amores e (des)apegos na prevenção do suicídio e da autolesão"



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Profissionais da saúde em seus mais diversos campos, docentes e discentes dos ensinos médio e universitário das redes pública e particular, bem como, público interessado na temática (acima de 16 anos)


Período de inscrição

De 31/08/2021 a 16/09/2021


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

De 17/09/2021 a 17/09/2021


Horário das aulas

Das 14:00 às 17:00


Conteúdo

Esse Minicurso finda uma série de encontros que tem como escopo a prevenção do suicídio e da autolesão a partir do refinamento dos modos de escuta, acolhida e transforma/ações das relações consigo e com o os outros. Tem como premissa resgatar e reavivar os conteúdos trabalhados nos encontros anteriores e avançar no sentido de propiciar novos elementos teórico-práticos que auxiliem os participantes a ampliarem suas compreensões e experiências com o mais sublime dos sintomas (o Amor); a fim de reiterar tal sentimento como um dispositivo na prevenção do suicídio e da autolesão. 

O encontro terá como premissa básica abrir questionamento acerca dos modos de amar, se apaixonar e se apegar e desapegar nas relações contemporâneas consigo e com os outros – no trabalho, na família, nas redes sociais, etc.

Se no encontro anterior trabalhamos as diferenças entre afetos, emoções e sentimentos, neste pretendemos afinar nossas percepções e concepções acerca do que seja um momento de dor, sofrimento, mal-estar, ansiedade e angústia. Afinal, quanto mais escutamos e nominamos nossas afetações, emoções e sentimentos, melhor acolhemos, traduzimos e damos outros destinos, principalmente, às dores, sofrimentos, desamparos e para a falta de perspectivas para a construção de uma vida mais digna e saudável.  

A linha de trabalho bibliográfica e cultural permanecerá nas sendas da filosofia nietzscheana em diálogo com a Psicanálise freudiana e da Música Popular Brasileira. No entanto, para aprofundarmos as discussões anteriores, sobretudo, acerca de concepções sobre o amores e modos de amar, bem como, das formas de apego, nos valeremos de Zygmunt Bauman, C S Lewis, John Bowlby e Gary Chapman.   

Palestrante:

PROF. DR. SÉRGIO DE OLIVEIRA SANTOS -  Psicólogo clínico e Suicidólogo, graduado e licenciado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba. É mestre e doutor em Educação pela “Universidade Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Rio Claro e mestre em Direito, também pela Unimep. É especialista em Intervenção na Automutilação, Prevenção e Posvenção do Suicídio no Instituto Vita Alere em São Paulo, além de ser aluno especial dos programas de graduação e pós-graduação em Filosofia da Unicamp. É membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio – ABEPS –, coordenador da Clínica Psyché, presidente do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz e presidente do Instituto SubjetivAções – que delineia e realiza ações e eventos culturais com a finalidade de promoção de saúde e prevenção de suicídio num enlace entre psicologia, filosofia, psicanálise, cinema e Música Popular Brasileira.

Observação

O minicurso online será realizado através do aplicativo Zoom e os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.