Minicurso "O Amor como um fator protetivo na prevenção do suicídio e da automutilação"



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Profissionais da saúde em seus mais diversos campos, docentes e discentes dos ensinos médio e universitário das redes pública e particular, bem como, público interessado na temática (acima de 16 anos).


Período de inscrição

De 19/07/2021 a 18/08/2021


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

De 23/08/2021 a 23/08/2021


Horário das aulas

Das 14:00 às 17:00


Conteúdo

Tal como visto no encontro anterior, realizado virtualmente, na tarde do dia 22 de junho do presente ano, junto desta Casa, para Camus, o suicídio é um gesto que começa a ser preparado de modo silencioso no coração dos seres humanos e a partir deste ascende à consciência como um pensamento. Pensar, então, é muito mais que fazer uso de estruturas gramaticais e de raciocínios lógicos. É um movimento de assimilação, ordenação, transmutação, tradução e, caso necessário, comunicação dos afetos, emoções e sentimentos experienciados pelo corpo. Mas como impedir que este movimento perca demasiada força diante dos percalços e sofrimentos que a Vida traz a muitos de nós, seres humanos, cotidianamente?
Evitar a inflexibilização das perspectivas de perceber, sentir e vivenciar a Vida (constrição cognitiva), liberando-se, assim, de uma “dor psíquica” (psychache), é, para nós, o melhor caminho. Entretanto, é válido ressaltar, que este não é um trabalho fácil de ser realizado, sobretudo, quando a tristeza e o cansaço já fizeram uma longa estadia em nosso espírito. Somente o Amor, mas não o amor romântico e suas paixões tristes, e, sim, como uma sincera relação de cuidado consigo, para além dos “remédios” inventados por outrem, pode reavivar um solo árido e nos possibilitar formas de cultivar melhores e mais saudáveis modos de perceber e experienciar a si e ao outro e, claro, permanecer viv@ em todo esse processo “absurdo”.
Nesse sentido, o presente minicurso tem como escopo retomar a perspectiva camusniana de que o suicídio seja um problema filosófico e destacar o Amor como a via régia para melhor cuidar de si e do outro, principalmente em duas situações: a automutilação e a depressão.
Vale ressaltar que o presente encontro mantém a finalidade de capacitação de pessoas para atuarem de maneira saudável e eficiente em setembro – mês no qual, tradicionalmente, muitos profissionais e não profissionais se empenham nos trabalhos de prevenção de automutilação e suicídio. Também será mantida linha de trabalho bibliográfica e cultural nas sendas da filosofia nietzscheana em diálogo com a Psicanálise freudiana e da Música Popular Brasileira, sobretudo, a do cantor e compositor Paulinho Moska.

Palestrante:
PROF. DR. SÉRGIO DE OLIVEIRA SANTOS -  Psicólogo clínico, graduado e licenciado em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba. É mestre e doutor em Educação pela “Universidade Júlio de Mesquita Filho” – Unesp/Rio Claro e mestre em Direito, também pela Unimep. Atualmente realiza uma especialização internacional em Intervenção na Automutilação, Prevenção e Posvenção do Suicídio no Instituto Vita Alere em São Paulo, além de ser aluno especial dos programas de graduação e pós-graduação em Filosofia da Unicamp. É membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio – ABEPS –, coordenador da Clínica Psyché, presidente do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz e presidente do Instituto SubjetivAções – que delineia e realiza ações e eventos culturais com a finalidade de promoção de saúde e prevenção de suicídio num enlace entre psicologia, filosofia, psicanálise, cinema e Música Popular Brasileira.

Observação

O curso online será realizado através do aplicativo Zoom e os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp