Curso “Lei Aldir Blanc: da emergência cultural às oportunidades de trabalho e arte para a sociedade”



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Artistas das diversas linguagens, gestores de cultura, produtores e demais interessadas(os) no assunto.


Período de inscrição

De 27/05/2021 a 10/06/2021


Duração do Curso

7.5 horas


Período do curso

De 14/06/2021 a 16/06/2021


Horário das aulas

Das 14:30 às 17:00


Conteúdo

Para enfrentar este difícil momento histórico, os movimentos da cultura de todo o país mobilizam a construção coletiva e da base dos artistas, um debate para fazer com que os governos coloquem como prioridade o socorro aos artistas e fazedores (as) culturais. A Lei que recebe o nome "Aldir Blanc" em homenagem ao importante compositor carioca que faleceu vítima da covid-19. Seu nome enquanto projeto era "Emergência Cultural", e foi pensada para socorrer o setor da cultura (sobretudo agentes e espaços) cujas ações estão paralisadas desde o início da pandemia. Assim, a Lei prevê que os recursos sejam aplicados em ações como auxílio emergencial a agentes e espaços culturais, editais ou chamadas públicas, prêmios, aquisição de bens e serviços culturais.
A Lei atualmente está em implementação, teve uma Lei aprovada pela Câmara dos Deputados e aguarda ser sancionada pelo Presidente da República, para que sem vetos possa ser implementada e tenha os prazos estendidos até dezembro de 2021, tanto para a execução dos projetos como para a prestação de contas dos projetos desenvolvidos. Há um indicativo de que seja aberta uma nova linha de editais pela Lei Aldir Blanc.    
Com este mesmo objetivo, de criar o fomento aos artistas, espaços e entidades culturais nos municípios do Estado de São Paulo, o governo lançou editais do PROAC no valor de cerca de R$ 200 milhões e que estão abertos aos artistas e aos municípios.     
As iniciativas buscam apoiar profissionais da área que sofreram com impacto das medidas de distanciamento social por causa do coronavírus e da restrição das atividades.  
O seguinte programa do curso tem como objetivo propor e apresentar um ciclo de formação buscando capacitar e orientar a classe artística, produtores de Piracicaba e região, na construção e elaboração dos projetos a serem apresentados e desenvolvidos tanto pela Lei Aldir Blanc como pelos Editais do PROAC.

14 de junho (segunda-feira) Das 14h30 às 17h
TEMA I: ELABORANDO O SEU PROJETO CULTURAL. PASSO A PASSO
Como elaborar o seu projeto cultural? A formação dará o passo-a-passo dos campos que necessitam ser preenchidos para o envio de projeto cultural para os editais da Lei Aldir Blanc em Piracicaba.

Palestrante: 
ELAINE TEOTÔNIO - Cantora, Musicista e Produtora. Além de atuar em eventos, elabora, gesta e assessora projetos para captações de patrocínios diretos, parcerias com poder público e para leis de incentivo. 

TEMA II: PORTFÓLIO DE ARTISTA - ENTRE PRÁTICA E APRESENTAÇÃO
Propõe desenvolver a importância do artista e dos agentes culturais elaborarem o seu material valorizando as suas experiências, transformando o seu material e buscando um processo de profissional.  

Palestrante: 
RAMON ROCHA SACILOTO - Graduado em Música Popular, é Professor de Violão, Diretor e Produtor Musical em Piracicaba desde 2014.

15 de junho (terça-feira) das 14h30 às 17h
TEMA III: IDEIAS PARA O SEU PROJETO CULTURAL 
Profissionais do setor, gestores e produtores conversam sobre as diversas possibilidades de projetos culturais que podem ser propostos nos editais da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

Palestrante: 
ANELISA FERRAZ - Produtora cultural com especialidade em gestão de patrocínio, atua na produção local de programa infantil, Agente Cultural , formada em teatro e arte educação no setor de Artes Cênicas, Cursa Licenciatura em História com enfoque de pesquisa no panorama da História da Arte.

TEMA IV: MARKETING PARA PROJETOS CULTURAIS 
Proposta de apresentar aos participantes os principais recursos de utilização dos meios virtuais tanto para a produção como para a circulação de atrações e projetos aprovados e a serem desenvolvidos pelos artistas. 

Palestrante: 
DIEGO LEANDRO DE ARAÚJO - Músico, Curador Artístico e Produtor Artístico, atua no Mercado Musical a 14 anos,  integrante de banda, curador artístico de festas, Samba, Baile e Festival. Já atuou como Manager Tour e atualmente faz direção artística.

16 de junho (quarta-feira) das 14h30 às 17h
TEMA V: A CONC

Observação

PARA EFETIVAR SUA INSCRIÇÃO, PREENCHA O FORMULÁRIO: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScTqrbDplbiMA8t-d3u_bFvAsspGSBDEINqpp9GHqutFw7wzQ/viewform?usp=sf_link