Minicurso A “experiência de estar viv@” como um fator protetivo na prevenção do suicídio"



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Docentes do ensino médio das redes pública e particular, profissionais da saúde, discentes universitários e público interessado (acima de 16 anos)


Período de inscrição

De 24/05/2021 a 18/06/2021


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

De 22/06/2021 a 22/06/2021


Horário das aulas

Das 14:00 às 17:00


Conteúdo

O Minicurso tem a finalidade de iniciar um círculo de discussão e capacitação de pessoas para atuarem de maneira saudável e eficiente em setembro – mês no qual, tradicionalmente, muitos profissionais e não profissionais se empenham nos trabalhos de prevenção de suicídio. Firma-se nesse intento, que uma plausível perspectiva de compreensão das dinâmicas da Vida e de como estas influenciam nas (im)possibilidades de cultivo da subjetividade humana, no que tange às suas relações consigo e com os outros, pode prevenir um ato suicida, ao reduzir a dor psíquica e o estreitamento cognitivo. Nesse sentido, para além da literatura que auxilia na conceituação e problematização dos múltiplos fatores que levam um ser humano a atentar contra a própria vida,este minicurso baseia-se, predominantemente, na filosofia nietzscheana em diálogo com a Psicanálise freudiana e a Música Popular Brasileira.

Palestrante:
Prof. Dr. SÉRGIO DE OLIVEIRA SANTOS - Psicólogo clínico, graduado e licenciado em Psicologia. É mestre e doutor em Educação e também mestre em Direito. Atualmente realiza especialização internacional em Intervenção na Automutilação, Prevenção e Posvenção do Suicídio, além de ser aluno especial dos programas de graduação e pós-graduação em Filosofia da Unicamp. É membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção ao Suicídio – ABEPS.

Observação

O curso online será realizado através do aplicativo Zoom e os inscritos o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp