Ciclo de Oficinas "Hortas e agroflorestas urbanas: Construindo Políticas Públicas de Agroecologia " - TEMA I



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 23/04/2021 a 03/05/2021


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 05/05/2021 a 05/05/2021


Horário das aulas

Das 14:30 às 16:30


Conteúdo

De acordo com o Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da COVID-19 no Brasil, desenvolvido pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN), mais da metade da população brasileira está em situação de insegurança alimentar, nos mais variados níveis: leve, moderado ou grave, sendo que a insegurança alimentar grave afeta, atualmente, 19 milhões de brasileiros. Segundo a Embrapa, agricultura urbana engloba diversas atividades relacionadas à produção de alimentos e conservação dos recursos naturais dentro dos centros urbanos ou em suas respectivas periferias surgindo como estratégia efetiva de fornecimento de alimentos, geração de empregos, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional dos habitantes das cidades. É considerada uma prática sustentável, que proporciona também maior eficiência econômica para os cidadãos, valorizando a produção e o consumo de alimentos da época, além de reduzir as despesas com deslocamentos e transporte dos produtos. Para tanto, o potencial da agricultura urbana nos estados está associado à possibilidade de se usar espaços públicos ociosos para a produção de alimentos saudáveis aliados ao acesso às políticas setoriais que tangenciam a agricultura urbana como o PNAE e agricultura familiar (AS-PTA). 
Diante do exposto, propõe-se a realização de uma oficina para discussão e apontamentos de Políticas Públicas necessárias para fomentar hortas e agroflorestas urbanas para o município de Piracicaba.

PROGRAMAÇÃO

TEMA I – Experiências municipais e Políticas Públicas para hortas e agroflorestas urbanas

Dia 05 de maio - das 14h30 as 16h30 

Facilitadoras:  Karine Silva Faleiros - Facilitadora de processos, Engenheira Florestal e Especialista em Educação Ambiental e Transição para Sociedades mais                         Sustentáveis pela ESALQ – USP.
                        Fernanda Peruchi - Engenheira Florestal pela Universidade Federal de Lavras. Mestre em Ciências pela USP e Mestre em Agroecologia pela                             Universidad de Córdoba/Espanha. 

14h30 
Boas Vindas
Introdução
Objetivos
Contexto da proposta

14h45 - "Panorama e Possibilidades para Agricultura Urbana em Piracicaba"
Nancy Thame - Engenheira agrônoma e gestora ambiental. Atua como secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba) desde janeiro de 2021 e foi vereadora do município de 2017 a 2020.

15h05 - "Agroflorestas Urbanas e Políticas Públicas"
 Flávio Gandara (Corredor caipira/ ESALQ/ USP) - Graduado em Engenharia Agronômica, Mestre em Biologia Vegetal e Doutor em Recursos Florestais (Conceito 6 na CAPES). Atualmente é professor Doutor da Universidade de São Paulo. 

15h25 - "A experiência de implementação da Política Pública de Hortas Urbanas no município de Americana/SP"
Marco Antonio Alves Jorge/Kim - Arquiteto urbanista da Prefeitura de Americana desde janeiro de 1980. Idealizador da primeira horta comunitária de Americana, nascida dentro de um programa de Habitação social. Foi secretário de habitação e vereador por 5 mandatos.
Marilza Gomes - Tecnóloga em Saneamento, Gestora ambiental, pós graduada em Gestão e Projetos hídricos. 

15h45 - Perguntas e diálogos visando captar elementos importantes para a construção da política pública/ lei de Hortas e Agroflorestas Urbanas de Piracicaba

16h15 - Encaminhamentos

16h30 - Finalização

Observação

O curso online será realizado através do aplicativo Zoom e os inscritos o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp