Ciclo de Palestras "Liberdade de expressão, liberdade religiosa, privacidade e eleições municipais" - TEMA II (ONLINE)



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Dirige-se o ciclo de palestras, de modo geral, todos aqueles que pretendem conhecer e melhor se aprofundar nos conteúdos que serão abordados em torno das ideias centrais vinculadas aos direitos de liberdade, especialmente a liberdade de expressão, de comunicação, de informação e de consciência, crença e culto.


Período de inscrição

De 28/08/2020 a 08/09/2020


Duração do Curso

2 horas


Período do curso

De 09/09/2020 a 09/09/2020


Horário das aulas

Das 14:00 às 15:30


Conteúdo

TEMA II - "A LIBERDADE DE CONSCIÊNCIA, DE CRENÇA E DE CULTO NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS. PODE-SE FALAR EM ABUSO DO PODER RELIGIOSO?"

O segundo encontro, ainda focado nas eleições municipais, buscará abordar os aspectos gerais, a efetividade e eventuais limites inerentes à liberdade de consciência, de crença e de culto, sobretudo durante o período eleitoral, analisando no que consiste e se é possível falar em abuso do poder religioso. Buscar-se-á desenvolver os aspectos gerais que caracterizam a liberdade de consciência e religiosa estabelecida na Constituição Federal de 1988, sobretudo pela sua posição de destaque em relação ao reconhecimento das demais liberdades públicas. A laicidade do Estado brasileiro, a necessidade de preservação dos direitos e garantias fundamentais de todos os cidadãos e a impossibilidade real de impor uma exclusão mútua entre política e religião, a despeito da existência de uma autonomia recíproca e institucional entre ambas, gera debates no campo jurídico que necessitam um maior aprofundamento. Os Tribunais passam a analisar se é possível e quais as consequências do denominado abuso do poder religioso, como forma de equilibrar e aperfeiçoar as liberdades políticas e religiosas em benefício do regime democrático. O objetivo do encontro é esclarecer os pontos técnicos principais que circundam o assunto e fomentar a reflexão sobre os problemas e divergências eventualmente identificadas.


Palestrante: Prof. Dr. Josué Adam Lazier
Graduado em Teologia e Mestre em Teologia Bíblica; Doutorado em Educação. Atualmente é Professor da área de humanas na Universidade Metodista de Piracicaba, Coordenador da Avaliação Institucional e Coordenador do Núcleo de Estudos e Programas em Educação e Direitos Humanos - NEPEDH. Tem experiência nas áreas de Teologia e Educação com ênfase em história e filosofia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cidadania, direitos humanos, extensão universitária e teologia. Tem experiência com gestão educacional. É membro do Conselho de Política Editorial da Editora UNIMEP e membro de vários NDE´s dos cursos da Unimep. Atua voluntariamente como Secretário Executivo da Oscip Pira 21 - Piracicaba Realizando o Futuro (Agenda 21) e como Membro do Conselho da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba/SP. 

Observação

O curso online será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom (os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp) 
e também pelo Canal da Escola no YouTube, através do link: 

https://www.youtube.com/channel/UCof7kyatk6Sz4xk7lhYc4xQ