Eixo Temático
III - Difusão Cultural
Público Alvo
Alunos, familiares, corpo docente e demais funcionários de escolas de ensino médio e universidades; interessados na área das ciências ambientais e suas tecnologias; interessados em geral.
Período de inscrição
De 24/07/2020 a 02/08/2020
Duração do Curso
2 horas
Período do curso
De 03/08/2020 a 03/08/2020
Horário das aulas
Das 14:00 às 16:00
Conteúdo
A partir das experiências da população brasileira e de Piracicaba, será situado o debate da crise climática como resultado do modo de produção e consumo pautados na exploração intensiva dos recursos naturais. Tal exploração que acarreta em diversas consequências e "desastres naturais" afetando a população de forma desigual. Entender que as mudanças climáticas afetam mais alguns grupos (pobres, mulheres, idosos, populações tradicionais e ribeirinhos e países emergentes) do que outros, é o primeiro passo rumo à Justiça Climática. Como proposta ao público, uma reflexão de como Piracicaba está (ou não) adaptada às mudanças climáticas. Palestrantes: Nara Perobelli de Moraes - Gestora ambiental pela ESALQ/USP e trabalha com a temática de gênero e clima de maneira interseccional no Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e Observatório do Clima Rodrigo de Oliveira Santos Signoreti - Graduando em Engenharia Ambiental pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é estagiário em Projetos do Imaflora, atuando nas áreas de mudanças climáticas, políticas públicas, cadeias de soja e carne e certificação florestal Renata Koch Alvarenga - Formada em Relações Internacionais pela Unisinos e trabalha com política doméstica no Consulado-Geral Britânico no Rio de Janeiro. É Fundadora e Diretora da plataforma EmpoderaClima, da organização Care About Climate, que busca tornar a questão da justiça climática e de gênero mais acessível para países do Sul Global
Observação
O curso online será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom (os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp) e também pelo Canal da Escola no YouTube, através do link: