Oficina "Piracicaba: um território agroecológico?" (ONLINE)



Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Pesquisadores, consumidores, produtores, educadores e público no geral


Período de inscrição

De 31/07/2020 a 10/08/2020


Duração do Curso

1.5 horas


Período do curso

De 11/08/2020 a 11/08/2020


Horário das aulas

Das 09:00 às 11:00


Conteúdo

A oficina irá promover apresentação do tema e discussão em torno do tema agroecologia, agrofloresta, consumo responsável por meio do: 
• Fortalecimento as articulações locais, regionais e nacional  (criação de redes, uso de tecnologias apropriadas, mapear oportunidades de recursos);
• Estímulo às iniciativas de agroecologização territorial;
• Contribuição ao aprofundamento do campo temático e metodológico; 
• Divulgação da agroecologia como resposta às problemáticas antropogênicas (capitalismo, mudança climáticas, crise sanitária)

Palestrantes: 

Eduardo Gusson
Engenheiro Florestal, mestre em Ecologia de Agroecossistemas e Doutor em Recursos Florestais  pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Atualmente é consultor pela Biodendro Consultoria Florestal e Pesquisador-convidado do Núcleo Extensão e Pesquisas Temáticas em Conservação e Educação Ambiental (NACE-PTECA – ESALQ-USP), atuando nas áreas de restauração, conservação e manejo florestal; adequação ambiental de propriedades rurais; inventário florestal; quantificação de biomassa e carbono; desenvolvimento de programas socioambientais; planos de manejo florestal comunitário; legislação e políticas ambientais; pesquisa e comunicação científica. 

Laura Vidotto Sacconi
Bióloga, educadora ambiental e cozinheira. Envolvida com a articulação regional de agroecologia de Piracicaba desde 2015 e cozinha vegana com ênfase em produtos orgânicos e agroecológicos desde a mesma época.

Luã Gabriel Trento
Mestrando em Ecologia Aplicada-USP, Engenheiro Florestal e Licenciado em Ciências Agrárias. Compõe o Redemoinho Agroecológico, o grupo de extensão Motyrõ- Laboratório de Educação e Política Ambiental/OCA/USP. Representante SP na Articulação Brasileira de Agroecologia (ABA),  Grupo de Trabalho Construção do Conhecimento Agroecológico ABA e da secretaria executiva da Rede de Agroecologia do Leste Paulista (RALSP).


Observação

O curso online será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom (os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp) 
e também pelo Canal da Escola no YouTube, através do link:

https://www.youtube.com/channel/UCof7kyatk6Sz4xk7lhYc4xQ