Roda de Conversa "Se Ficar o Bicho Pega, Se Correr o Bicho Come? - Entre a Doença e a Fome na Pandemia" (ONLINE)



Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Qualquer pessoa que gostaria de conversar sobre o tema, expor suas ideias e trocar opiniões na expectativa de melhor navegar a imensidão de informações e melhor compreender a situação de crise que vivemos em função da pandemia


Período de inscrição

De 29/07/2020 a 05/08/2020


Duração do Curso

1 horas e 30 minutos


Período do curso

De 06/08/2020 a 06/08/2020


Horário das aulas

Das 14:00 às 15:30


Conteúdo

Será que aquele velho ditado que diz “se ficar o bicho pega, se correr o bicho come” representa bem nossa situação atual de pandemia? As informações contraditórias que recebemos, às vezes, fazem parecer que, se nós nos preocuparmos com as mortes causadas pelo vírus Covid-19, não teremos como conter a fome e a miséria – e, se nós nos preocuparmos com a economia, não teremos como conter o vírus e a morte. Mas será que isso é verdade? Não há nada que possamos fazer a não ser nos acostumarmos com a falta de opção? Em meio a essa confusão, nos caberia apenas escolher um lado e esperar que a crise passe logo? Ou haveria talvez alternativas para o bicho não pegar e não comer a gente? São todas ótimas perguntas, mas nem sempre temos espaço para conversar e refletir sobre elas. Nossa roda de conversa quer corrigir isso e oferecer um espaço receptivo de diálogo e de reflexão sobre esse panorama que afeta e atinge a todos. Não temos todas as respostas, mas queremos bater um papo, trocar e ideias e impressões sobre a situação atual. Venha desassossegar-se conosco, movimentar-se em outras direções, vamos juntos pensar como escapar desse bicho!

Palestrantes:

Célia Regina Rossi - Professora Doutora Associada - Departamento de Educação, área de Psicologia - IB - UNESP - Rio Claro - SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sexualidade, Gênero, violência e Educação em Sexualidade, Direitos Humanos e Políticas Públicas de Sexualidade, Gênero e Direitos Humanos

Tiago Cerqueira Lazier - Doutor em Ciência Política pela USP; mestre em Direito, Política e Economia pela Leuphana Universität Lüneburg, Alemanha; e bacharel em Relações Internacionais pela PUCMinas. Pesquisa as dinâmicas da ação política e da constituição de significado que guia o comportamento das pessoas. Reside parte do ano na Alemanha, onde leciona atualmente. É co-fundador do Engajados, uma iniciativa que promove a colaboração cívica e o engajamento por meio dos recursos da ciência da computação e da teoria política.

Observação

O curso online será transmitido ao vivo pelo aplicativo Zoom (os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp) 
e também pelo Canal da Escola no YouTube, através do link:

https://www.youtube.com/channel/UCof7kyatk6Sz4xk7lhYc4xQ