Formação em Comunicação Política no Contexto do Ambiente Digital - TEMA III



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Assessores parlamentares, servidores públicos em geral, mandatários, candidatos que disputarão a eleição 2020 e estudantes dos cursos de comunicação social, ciências sociais, marketing e afins.


Período de inscrição

De 24/01/2020 a 16/02/2020


Duração do Curso

4 horas


Período do curso

De 17/02/2020 a 17/02/2020


Horário das aulas

Das 14:00 às 18:00


Conteúdo

3º Encontro: Oficina de Conteúdo e Plataformas Digitais: Facebook, Instagram, Twitter e Whatsapp

O consumo de conteúdos de redes sociais vem crescendo em todo mundo. Dados apontam que mais de 70% de todo o conteúdo consumido pelas pessoas em 2017, são posts de redes sociais. 75% dos brasileiros usam o feed de suas redes sociais como primeira ferramenta na busca por conteúdos interessantes, mais do que zapear a programação da TV, rádio ou folhear jornais ou revistas. Por isso, cada vez mais, a classe política precisa produzir conteúdos interessantes, que de certa forma, atraia, entretenha e engaje o público, mas que também cumpra os seus objetivos políticos e eleitorais.

Conteúdo Programático:
1) Para que servem as redes sociais na política?
2) O que é um conteúdo e qual a importância dele para a construção do candidato?
3) A estrutura de um conteúdo
4) Formatos e diferenças de conteúdos no Facebook, Instagram e Twitter
5) Whatsapp: conheça o que você precisa saber
6) Calendário editorial
7) Como funciona as regras de distribuição de conteúdo no Facebook e Instagram
8) Diferenças entre impulsionamentos e anúncios
9) Entenda porque você precisa fazer anúncios
10) Afinal, o que pode ou não pode ser feito?
11) Aprenda com quem está fazendo direito
12) Preste atenção nas métricas

Palestrante: Lucas Pimenta - Jornalista formado pela Universidade Anhembi Morumbi e em Marketing Político e Campanhas Eleitorais pela PUC-SP. Tem ainda formação em Produção em Telejornal e Assessoria de Comunicação para Personalidades. Recentemente, concluiu o curso Citizen Politics in America: Public Opinion, Elections, Interest Groups, and the Media, da universidade de Harvard. Em sua carreira profissional, trabalhou na Secretaria Executiva de Comunicação (SECOM) da Prefeitura de São Paulo, durante toda a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT).

Campanha da Solidariedade: A contribuição pode ser feita com a doação de 1 L de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica.


Local: Sala de aula da Escola do Legislativo de Piracicaba - Prédio anexo da Câmara de Vereadores (pavimento térreo) - Rua do Rosário, 833, centro

Observação

Esta oficina integra o Ciclo "Formação em Comunicação Política", sob coordenação de Gilmar Arruda de Souza. Realizado em 4 encontros, tem como objetivo abordar o marketing político digital, partindo da concepção de que sem a política não é possível o marketing político, passando pela influência que as plataformas digitais exercem no comportamento do eleitor até a entrega de um planejamento estratégico.