Oficina "Cidade e Terra: um jogo"



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Arquitetos, engenheiros, estudantes em geral, gestores públicos, políticos, profissionais da área, instituições de ensino em geral, ONGs e setor privado


Período de inscrição

De 07/08/2019 a 29/08/2019


Duração do Curso

8 horas


Período do curso

De 30/08/2019 a 30/08/2019


Horário das aulas

Das 08:30 às 17:30


Conteúdo

O jogo pedagógico desenvolvido por Martim Smolka e Carlos Morales consiste em uma experiência que simula os conflitos por terra existentes na cidade. Em suma, o jogo conta com 7 grupos que são os principais atores que produzem, reproduzem e disputam o espaço urbano (Governo, Ricos, Pobres, Classe Média, Especuladores, Comércio e Movimentos Sociais); cada grupo tem objetivos secretos que devem ser buscados ao longo do jogo. 
O jogo busca exemplificar o funcionamento do mercado de terras neoliberal e do mercado de terras mais estatizado e regulamentado, comparando os resultados espaciais de cada um dos dois. 
O jogo começa com a divisão das equipes, onde cada equipe deve ler as regras gerais e específicas. 
 
O jogo é jogado em um tabuleiro que simula uma cidade, sendo que cada quadrado do tabuleiro pertence inicialmente a algum dos grupos. 
O jogo tem 8 rounds e uma eleição, sendo que os os 4 primeiros se dão na cidade neoliberal, entre o 4º e o 5º ocorre a eleição, e do quinto ao oitavo a cidade passa a ser mais regulamentada. 
Cada round consiste em um período de negociações entre as equipes para fazer compras e trocas dos lotes urbanos. Cada grupo deve traçar uma estratégia para fazer isso da melhor maneira possível para atingir seus objetivos secretos. 
No final do jogo, a pontuação das equipes será calculada para saber quem foi o vencedor. Após isso, será feita uma conversa com os participantes para analisar o processo e os resultados do jogo de maneira a fazer paralelos com a realidade. 

Palestrantes: 
Arquiteto Pedro Portugal Sorrentino - Graduado em Arquitetura e Urbanismo (2018) e foco de atuação em gestão urbana e desenvolvimento urbano sustentável. Experiência na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em projetos e planos participativos. Atualmente é do núcleo gestor do projeto de extensão Plano de Desenvolvimento Urbano Comunitário Caximba, do Laboratório de Habitação e Urbanismo da UFPR. 

Arquiteto Steven Schramp Baumgarten - Arquiteto e Urbanista formado pela UFPR de Curitiba, ex ciência sem fronteiras e atualmente oficiante com Pedro Sorrentino desde 2017 e arquiteto e cenógrafo no Dunna Studio.

Programação:
30 de agosto
Período da manhã: Das 08h30 às 12h30
Período da tarde: Das 13h30 às 17h30

Campanha da Solidariedade: A contribuição pode ser feita com a doação de 1 L de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica.


Local: Sala de aula da Escola do Legislativo de Piracicaba - Prédio anexo da Câmara de Vereadores (pavimento térreo) - Rua do Rosário, 833, centro