PSA Municipal – Uma Abordagem Prática



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Engenheiros, estudantes, gestores, produtores rurais, representantes públicos, comunidade em geral.


Período de inscrição

De 09/08/2019 a 11/09/2019


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

De 12/09/2019 a 12/09/2019


Horário das aulas

Das 19:00 às 22:00


Conteúdo

“Preservando o Futuro” é o nome do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA Municipal), promovido pela Prefeitura
de Piracicaba, com a finalidade de preservação das propriedades rurais com potencial de produção de água. As propriedades que poderão participar estão inseridas em microbacias estratégicas, como por exemplo a do Marins, conforme estudos realizados anteriormente e que comprovaram como sendo possíveis potenciais mananciais de abastecimento para o município. Os proprietários rurais que aderirem ao Programa terão que apresentar o PAI (Programa Ambiental Individual) que contempla vários atributos ambientais, como por exemplo, a prática conservacionista do solo e a recuperação florestal. A remuneração financeira será realizada após a entrega de documentação com cronograma de melhorias, vistoria e análise técnica do projeto pelo órgão municipal. Nesse contexto pretendo abordarde forma objetiva, dinâmica e prática como foi o desenvolvimento dos projetos de PSA dos produtores rurais de Piracicaba - “do papel para a prática”.

Palestrantes:
Douglas Brunelli - Engenheiro Ambiental graduado pela Escola de Engenharia de Piracicaba, Membro da Associação dos Engenheiros Ambientais do Estado de São Paulo, Consultor de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Desenvolve o projeto de PSA de produtores rurais de Piracicaba, Membro do Programa de Sustentabilidade Ambiental da Fundação Ilumina (Hospital Ilumina de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer) e Membro da Comissão de Saúde Ambiental do Complexo Hospitalar da Santa Casa de Piracicaba.

Evelise Moncaio Moda - Engenheira Agrônoma pela Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz' (ESALQ/USP), graduada em 1996; Licenciada em Biologia pelo Centro Universitário Claretiano, graduada em 2008; Mestre em Ciências, na área de Tecnologia de Alimentos, pela Escola Superior de Agricultura 'Luiz de Queiroz (ESALQ/USP), em 2003; Doutora em Ciências, na área de Irradiação e Conservação de Alimentos, pelo Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/USP), em 2008; Atualmente exerce o cargo de Engenheira Agrônoma na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMA), na Prefeitura Municipal de Piracicaba. Atua junto aos produtores rurais do município e coordena o Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA Piracicaba).


Campanha da Solidariedade: A contribuição pode ser feita com a doação de 1 L de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica.


Local: Sala de aula da Escola do Legislativo de Piracicaba - Prédio anexo da Câmara de Vereadores (pavimento térreo) - Rua do Rosário, 833, centro