Formação Continuada em Astronomia "Olhando para o Céu" - PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL I



Eixo Temático

II - Capacitação para agentes políticos


Público Alvo

Professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I vinculados à Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba. Havendo oferta de vagas, o curso pode ser estendido aos Professores de Ensino Fundamental II, vinculados à Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba.


Período de inscrição

De 10/06/2019 a 05/08/2019


Duração do Curso

9 horas


Período do curso

De 07/08/2019 a 04/09/2019


Horário das aulas

Das 13:30 às 16:30


Conteúdo

Com o propósito de suprir a falta de oportunidade dos professores em aprender e se aprofundar em temas ligados à Astronomia, este Minicurso tem como proposta oferecer aos professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I 9 horas/aula de conteúdo presencial de temas da Astronomia.

O minicurso prevê 25 vagas para docentes de Educação Infantil e 25 vagas para docente do Ensino Fundamental I. Havendo vagas, pode-se oferecê-las para professores do Ensino Fundamental II vinculados à Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba.

Objetivos:

1. Promover a divulgação científica da Astronomia e a melhoria da qualidade de educação em Ciências;
2. Mostrar que a Astronomia pode contribuir para o aprendizado de outras disciplinas, como a Matemática, a Física, a História, a Geografia, a Biologia, a Língua Portuguesa, já que a ciência astronômica tem a característica de ser multidisciplinar;
3. Relacionar a Astronomia com outras manifestações culturais, como a música e a poesia;
4. Trabalhar o conceito de dia e noite, estações do ano e fases e eclipses da Lua:
     a) nos seguintes referenciais: do observador na Terra e de um observador no espaço;
     b) utilizando materiais de baixo custo para mostrar a trajetória do Sol no céu e da Terra no espaço;
     c) utilizando materiais de baixo custo para trabalhar as fases da Lua e os eclipses na visão de um observador na Terra e no espaço.
5. Estimular os professores para a prática da observação do céu a olho nu e com telescópios para uma maior compreensão dos movimentos e dos fenômenos celestes.


Programação:
1º Encontro - Dia 7 de agosto
2º Encontro - Dia 21 de agosto
3º Encontro - Dia 4 de setembro

Horário: 13h30min às 16h30min

Palestrante: Prof. Dr. Michel Paschini Neto -  Graduado em Licenciatura em Matemática pela PUC Campinas. Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Tem experiência na área de Astronomia, com ênfase em Ensino-aprendizagem de Astronomia. 


Campanha da Solidariedade: A contribuição pode ser feita com a doação de 1 L de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica.


Local: Sala de aula da Escola do Legislativo de Piracicaba - Prédio anexo da Câmara de Vereadores (pavimento térreo) - Rua do Rosário, 833, centro