FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO



Curso

Roda de Conversa “Experiências Habitacionais Municipais (Provisão, regulamentação, autogestão, mutirão e cooperativismo)” (PRESENCIAL)


Eixo Temático

I - Educação para a Cidadania


Público Alvo

Gestores públicos, estudantes e profissionais ligados à área da habitação social, desenvolvimeto urbano e comunitário


Período de inscrição

De 02/05/2022 a 29/05/2022


Duração do Curso

3 horas


Período do curso

Dia 31/05/2022 Das 14h às 17h


Horário das aulas

Das 14:00 às 17:00


Conteúdo

A moradia é um direito constitucional, os entes federativos tanto a nível Federal, Estadual ou Municipal devem promover programas habitacionais para suprir estas necessidades. Essa atividade tem objetivo de trocar experiências, perspectivas e promover o debate entre alguns municípios da região, como: Americana, Limeira e Piracicaba.
No caso do município de Americana que é o proponente desta atividade, trará sua experiência no enfrentamento da problemática habitacional (surgimento das favelas, organização comunitária, mutirão como alternativa, cooperativismo e autogestão como modelo institucional, alternativas tecnológicas apropriadas e projetos sociais)
Piracicaba e Limeira apresentarão suas experiências. 

Facilitadores:
Arq. ADRIANA CRISTINA MENEGHIN - Arquiteta e Urbanista pela EESC / USP em 1995. Atuou como arquiteta autônoma na iniciativa privada por mais de 18 anos e foi docente de Design de Interiores no SENAC de 2010 à 2013. É arquiteta efetiva na Prefeitura Municipal de Limeira desde 2013, participou ativamente do desenvolvimento e implantação do programa de Assistência Técnica em Habitação de Interesse Social no município. Atualmente ocupa o cargo de Diretora de Desenvolvimento Habitacional na SEHAB - Limeira.

Prof. Dr. JORGE HENRIQUE DA SILVA - Graduado em Biologia, aperfeiçoamento em Aprimoramento Técnico, Metodológico e Prático em Ecologia Evolutiva Humana e Questões Socioambientais, Mestre em Biorremediação Ambiental e Ecotoxicologia e Doutor em Ecologia Aplicada / Gestão Ambiental. Atualmente é Diretor Administrativo e Financeira da EMDHAP (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba) e Coordenador da Revisão do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social (PMHIS) de Piracicaba.

Me. MARCELA SISCÃO - Arquiteta pela PUC-Campinas, Mestre em Habitação pelo IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. Foi professora universitária entre 2012 e 2017 na FAAL e no curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Einstein Limeira. Servidora pública municipal de carreira, foi Secretária de Habitação de Limeira entre 2017 e 2021, e atualmente integra a equipe do Departamento de Desenvolvimento Habitacional na mesma pasta.

Arq. MARCO ANTONIO ALVES JORGE – KIM - Arquiteto e urbanista da Prefeitura de Americana desde 1979, exerceu as funções de Secretário de habitação, Vereador por cinco mandatos, Coordenador da Câmara Técnica de Habitação da RMC, Conselheiro Nacional da cidade, Diretor do ramo Habitacional da Organização das cooperativas do Estado de são Paulo, entre outras.

Mediação:
SILVIA MARIA MORALES - Engenheira civil, Especialista e Mestre em Urbanismo e Habitação Social. Trabalhou em  Prefeituras de diversos munícipios, como: Piracicaba, Diadema e Limeira. Foi coordenadora do Programa de Regularização Fundiária do Estado - Cidade Legal, na região de Campinas,  foi Assessora Parlamentar e hoje é Vereadora pelo Mandato Coletivo na Câmara Municipal de Piracicaba, também é  professora na área de urbanismo em faculdades de engenharia e arquitetura.

Observação

A Roda de Conversa será Presencial, na Escola do Legislativo - Rua do Rosário, nº 833 - Centro

Campanha da Solidariedade: No dia desta atividade, trazer 1 litro de leite





AS INSCRIÇÕES PARA ESTE CURSO ESTÃO FECHADAS NO MOMENTO



Caso o formulário apresente algum problema por gentileza informe pelo e-mail escola@camarapiracicaba.sp.gov.br