Roda de Conversa "A presença do negro na política piracicabana: passado, presente e futuro"

Público em geral, com foco para estudantes.

De 15/10/2021 a 24/11/2021

Dia 25/11/2021 Das 14h às 16h

Diálogos abordando os aspectos históricos e sociais da presença do negro no passado e no presente da política piracicabana, bem como a necessidade constante de mecanismos geradores de inclusão, objetivando um futuro com mais diversidade no cenário político local.

Facilitadores:

ACÁCIO GERALDO SOUZA DE GODOY - Vereador, empresário, exerce liderança comunitária de movimento culturais e religiosos, tendo destacada atuação e luta em defesa dos direitos civis, principalmente a respeito do povo negro. Atualmente é Vice-Presidente da Câmara e relator da Comissão de Finanças e Orçamento.

ANTÔNIO MESSIAS GALDINO -  advogado, jornalista e professor, também exerceu o cargo de vereador da cidade de Piracicaba, nos anos de 1973-1978 e de 1979 a 1983. Presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Promoção Social e foi Presidente da Câmara nos anos de 1975 e 1976. Após o período como parlamentar, continuou atuando em cargos do Poder Legislativo Municipal. Nos anos de 2003 a 2004 e de 2007 a 2008 foi Diretor Jurídico da Câmara Municipal. Entre 2009 e 2012 foi secretário parlamentar e de 2013 a 2020, passou a atuar como assessor parlamentar. Em 2017, foi homenageado pela Ordem dos Advogados do Brasil – 8ª Subseção Piracicaba pelos relevantes serviços prestados à Advocacia. Em 2018, foi homenageado pelo Conselho da Comunidade Negra de Piracicaba (CONEPIR), pelo Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (CDCPN) e pela Prefeitura do Município de Piracicaba como uma das personalidades do Calendário Afro-Piracicabano 2019. É sócio fundador da Associação dos Advogados de Piracicaba, da qual foi diretor; pertence à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – 8ª Seção – Piracicaba, da qual foi Secretário e membro do Tribunal de Ética e Disciplina por dois mandatos; é membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba, tendo participado de diversas diretorias; e integra a diretoria da Sociedade Beneficente 13 de Maio. Publicou os seguintes livros: “Brasil Negro”, “Parlamentarismo e Voto Distrital”, “Sugestões à Constituinte” e “Constituinte e Outros Temas”.

PEDRO MOTOITIRO KAWAI - vereador, empresário, administrador de empresas. Entre outubro de 2006 e junho de 2012, foi diretor do Centro Cultural na Estação da Paulista. Foi também presidente do Conselho Municipal do Idoso de 2011 a 2012, período em que trabalhou junto ao Fumdeca (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente). Foi Primeiro Secretário da Mesa Diretora da Câmara nos biênios 2015-2016 e 2017-2018, presidente da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia (2013-2014-2015-2016) e presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social (2017-2018). Foi também, no biênio 2019-2020, Vice-Presidente da Câmara de Vereadores, relator da Comissão de Educação, Esportes, Cultura, Ciência e Tecnologia e membro da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente é Segundo Secretário da Mesa Diretora da Câmara, presidente da Comissão de  Obras, Serviços Públicos e Atividades Privadas e relator da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

THIAGO RIBEIRO - Iniciou sua trajetória na vida pública muito jovem, ainda como Líder Comunitário. Trabalhou como educador em Escola Estadual e foi assessor de gabinete do prefeito, durante a gestão 2013 à 2016. Disputou 3 eleições para o cargo de vereador, obtendo êxito nesta última. É graduando em Ciências Políticas pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER. Em seu primeiro mandato como vereador, é autor de 8 projetos de Lei, que instituem políticas públicas, desburocratização de procedimentos e melhorias viárias. Garantiu no primeiro semestre de seu mandato, emendas parlamentares que foram destinadas para educação e assistência social. É relator da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e membro da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga possíveis irregularidades no Serviço Municipal de Água e Esgoto (SEMA

A Roda de Conversa online será realizada através do aplicativo Zoom e os inscritos receberão o link de acesso para a sala de reunião por email e/ou WhatsApp.