FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO



Curso

Palestra "Eu invento tudo na minha pintura: a identidade brasileira na pintura de Tarsila do Amaral"


Eixo Temático

III - Difusão Cultural


Público Alvo

Público em geral


Período de inscrição

De 07/03/2019 a 01/04/2019


Duração do Curso

2 hora(s)


Período do curso

Dia 02/04 Das 19h30 às 21h30


Horário das aulas

Das 19:30 às 21:30


Conteúdo

Uma das principais criadoras da linguagem modernista na arte visual brasileira, Tarsila do Amaral esteve no centro do furacão do movimento do modernismo. O “Abaporu” é um ícone da nova expressão brasileira – que curiosamente não rompeu com o passado brasileiro, ao contrário, ajudou a construir a identidade nacional que ainda estava em formação. Católica devota, cultivadora das suas lembranças da infância na cidade de Capivari, são características de Tarsila que podem parecer contraditórias com a vanguarda expressiva que ela representou no país. 

Nesta palestra, o professor Fábio San Juan abordará a vida e obra de Tarsila a partir da sua contribuição à criação de símbolos como o índio, o brasileiro como um “antropófago cultural” e a suposta originalidade tropical comparada à cultura europeia.

Programação: Dia 2 de abril
Horário: 19h30 às 21h30

Palestrante: Fábio San Juan
Artista gráfico e professor de História da Arte formado pela Unicamp. Como cartunista, caricaturista e ilustrador desde 1993, trabalhou e colaborou em vários veículos de imprensa locais como Jornal de Piracicaba, O Diário, A Tribuna, revista Viletim, entre outros. Como professor, ministrou cursos e palestras pela secretaria de Ação Cultural, Sesc, Esalq / USP, Oficinas Culturais do Estado, Società Italiana, Sociedade Espanhola, entre outras instituições. Já participou do Salão Internacional do Humor como artista participante e como orientador de oficinas pedagógicas. Na área de História da Arte, publicou artigos sobre arte em Piracicaba e em São Paulo a partir da pesquisa que realiza sobre arte paulista. Mantém o site Apreciando Arte (apreciandoarte.com.br), no qual publica textos, videos e promove viagens educativas sobre arte. Ministra aulas também em escolas do Fundamental I, II e Médio.


Campanha da Solidariedade: No dia da palestra, trazer 1 L de leite





AS INSCRIÇÕES PARA ESTE CURSO ESTÃO FECHADAS NO MOMENTO



Caso o formulário apresente algum problema por gentileza informe pelo e-mail escola@camarapiracicaba.sp.gov.br